quinta-feira, outubro 19, 2006

Felicidade

Cada vez que uma pessoa ri, estimula-se a produção de umas hormonas designadas endorfinas, conhecidas também como "hormonas da felicidade". São na realidade, neurotransmissores que são produzidos na glândula pituitária e são responsáveis pelas sensações satisfatórias, já que combatem o mal estar e diminuem as sensações dolorosas.

Os especialistas recomendam várias formas para estimular as endorfinas e consequentemente sentirem-se melhor:
Fazer exercício físico. Praticar algum desporto por entretenimento, ir ao ginásio ou andar de bicicleta eleva o nivel destas hormonas. Na realidade qualquer exercício de resistência eleva as endorfinas.
Sexo. As relações sexuais, o encontro dos corpos e a liberação de outros factores colaboram na estimulação de endorfinas.
Amamentar. O leite materno também contém endorfinas para que o bebé se sinta feliz.
Amor. Estar apaixonado produz uma sensação de bem-estar e estimula a descarga destas hormonas; ainda por cima contribuem para eliminar stress e depressão.
Tomar café. Duas horas depois de ingerir uma chávena de café, o nível de endorfinas sobe consideravelmente.


Por isso, não vale a pena andarem a se queixar que andam tristes, pois há sempre algo para se fazer de modo a contornar essa situação. Quem quer andar carrancudo, que despedice o tempo assim. Sempre se pode andar por aí agarra-se uma pessoa, dá-se umas valentes ***as e desculpamo-nos porque estávamos tristes e precisávamos animar. Ou então, no autocarro, sentamo-nos ao lado daquela senhora com o bebézinho de colo e perguntamos se nos empresta uma "tetinha" porque o mundo parece desabar-nos na cabeça e escondemo-nos no seu "leito" até a boa disposição imperar novamente!

Benditas hormonas! Alguém para um coffezinho??
hihihi

4 comentários:

Anónimo disse...

Sem duvida que este post tem toda a razão!
Há muito quem goste de andar feito coitadinho e "carrancudo" com as tristezas que a vida lhe dá. Ainda por cima essas tristezas muitas vezes são derivadas de se andar constantemente a pensar em problemas que não é pensando ou deixando de pensar neles que se os resolve! Já fui desse tipo de pessoa, mas tambem chegou um momento em que tive que dizer "Basta!". É tão mais motivante viver-se a vida com alegria, com pensamentos positivos =D e não é preciso assim tanto para se conseguir encarar a vida um pouco melhor...disso eu tenho a certeza absoluta!
Tu tens toda a razão...andar carrancudo é desperdiçar tempo...porke a pessoa centra a sua vida nesse aspecto...ser carrancudo e ainda querer contagiar os outros com isso. Sinseramente fartei-me de assim o ser e (embora possa dar um bocado ar de desinteressado e despreocupado) já me irrita certas choraminguices =P
Acho que tu és um exemplo muito indicado a seguir no aspecto de como encaras a vida...e é tão bom sorrir =))) Ahh e o teu bloguinho facilmente ajuda (pelo menos a mim) a aumentar os niveis de endorfinas =)), daí que seja uma paragem constante das minhas navegações na net!
Esse cafezinho até era tentador pa passar um bom bocado, mas como a minha nave tá desaparecida e as
viagens de vião são caras...=P

Espero que a tua produção de endorfinas ande em alta, pa ver se minimizas as dores aí da remoção da dentuça! =)

Hugzzz

Anónimo disse...

Ahh, tinha-me eskecido de dizer...excelente selecção de foto! Ganda sorrizo esse =))

Hugzz

Anónimo disse...

...não precisava de ir tomar um coffeezinho para ficar bem disposta.A tua companhia e alegria contagiante são suficientes para me libertar as tais hormonas.
Um beijinho nino!

Pedro Espírito Santo disse...

E prolonga-nos a vida !

Ah poizé !!

Há muita táctica para contornar as baixas de endorfinas, mas nada que um pequeno esforçozinho da parte da pessoa para se manter bem.disposta e positiva não resolva. O facto da pessoa acordar e pensar "hoje vou encarar o dia com um sorriso" já determina em grande parte o resto do dia !

Sejamos felizes !