quinta-feira, maio 04, 2006

Desratização?



Foi o que eu li no recibo da minha consulta, no dentista, esta manhã! A secretária estava a emiti-lo quando vislumbrei tal constatação.

Ainda cheguei a pensar, que há alturas do dia, que o nosso hálito mais parece o habitat propício para algumas ratazanas, mas descreverem isso no recibo, é o cúmulo! E há sempre um trident, um orbit ou "quelque chause" para arejar nossa cavidade bucal.

Ainda meio envergonhado virei sorrateiramente o recibo, para poder ver o valor da consulta, sem que os outros clientes, ou "potenciais desratizados" possam depois fazer aquele olhar fatal, tchan tchan, "you are one like us!".

Eu nunca me queixei, nem se queixaram, de ter uma fossa oral, e nesse momento, o meu orgulho (que também já não andava muito "bem visto") desfez-se ao pensar que "fui enganado" estes anos todos :))

Não é mentira que sou um fã acérrimo de alho: pão com manteiga de alho (uii, o pãozinho do "barqueiro"), batatas fritas também "encharcadas" com alho, um bifinho como a mamã faz, com bastante alho. Aí sim, eu consciencializava-me do potencial desastre ecológico caso dissesse "bom dia!", e tinha de tomar uma atitude... chicletes se faz favor!!!

Entretanto quando estou a preencher o chequezinho, dou uma valente gargalhada, a secretária que estava em frente de mim, desatou a rir, sem mesmo saber porquê, sorria com a mãozinha à frente da boca, pois tinha um aparelho nos dentes daqueles que agora tá na moda, que quem não os usa é que está efectivamente "demodé"!

Meio envergonhada ainda perguntou-me de que ria, pois ela tinha sorrido ao ver o modo como de repente eu alteei a tal gargalhada.

Então lá respondi: "sabe, há 3 anos (é verdade!!!) que não venho cá ao dentista e pensei que como poderia ser considerado "lista negra" nos dentistas, pois de mim, não enriqueceriam, e como vim cá fazer uma higienização...por momentos, pensei que o meu castigo seria uma "pena descritiva" para me alertar caso se só regressasse mais 3 anos depois. Que o estado dos meus dentes estariam "estragados" e que teria de levar mais uma "desratização"!

Claro que ela achou muito estranho o que disse, e logo interpelei: "Não ligue, já me sentia culpado de não vir há 3 anos que me "auto-censurei"!! Afinal o que estava descrito no recibo era uma DESTARTARIZAÇÃO e não desratização"

Ok, nesse momento, riu a secretária, a outra secretária ao lado (esta sem aparelho e ria mais alto, sem pudores!!), uma senhora que tinha a bebé ao colo, e um casal que estava também ao meu pé, resolveu aproveitar-se da situação e também rir às minhas custas!

Resolvi começar do fim, esta história! Porque contando depois, não teria tanto impacto.

O relatório dos meus dentes, feitos pela "higienista" Dra. Carla Gomes, após o "escarafunchanço" na minha boca é que tenho uns dentes invejáveis mesmo! Aos 29 anos, todos sadios, bem esmaltados (tou a inventar esta palavrita), nada de furos, chumbos, próteses ou aparelhos! Tudo meu, e que deveria me orgulhar disso, principalmente da carga genética dos meus pais, pois hoje em dia a boca é o "postal" da pessoa (palavras dela, eu não inventei!).

Também pudera, respondi-lhe que eu nunca fui muito "amigo" de doces, sempre fui mais para os salgados.

Entretanto respondeu para me orgulhar ainda mais, que não são os "mais" doces ou "menos" doces... é a atenção que se tem pelo nosso corpo e também como já havia mencionado, as características dos seus próprios dentes. Tem realmente uns dentes dignos de exemplo a muita gente.

OS DENTES! nada mais.... hihihihih

Claro, também tive uma advertência que provavelmente terei que retirar um dente do siso no maxilar inferior. Muitas vezes eu me queixo, quando como, "trinco" a bochechinha, e além de relatar o dicionario dos "palavrões de Portugal", fico com a boca cheia de aftas na zona lacerada. E isso deve-se ao facto de ter um dente do siso incluso, no maxilar superior, o que faz com que o maxilar inferior não se "encaixe" ergonomicamente! Minha boca sofre tensões musculares e inclusivamente vai desgastanto um osso xpto que temos, um côndilo qualquer coisa o que a largo prazo terei complicações. E É NECESSÁRIO RETIRAR.

Perguntei logo, se continuaria a ter o meu belo sorriso (se eu não me gabo, quem me gaba?ahahaah). Ela sorridente disse que sim, que eu até sentiria um alívio na boca, mas que não afectaria as "expressões previamente marcantes" da pessoa. Continuaria a ter o mesmo aspecto... ui ui uiiii... ainda estava à espera de uma milagre, mas não!! :)

O que me está a preocupar é que a data está marcada (17Outubro) e eu detesto cirurgias (embora nunca passasse por nenhuma).

Será mariquice e tal? É mais "medriquice". E depois terei que também sofrer mais uma cirurgia para retirar o dente do siso incluso do maxilar superior(por causa de quistos e coisas assim..cá p'a mim é para "dar de comer" aos dentistas!).

Quando me disse que teria de fazer uma cirurgia mencionei-lhe que era injusto ela ter-me gabado dos dentes que tinha, quando daqui uns tempos já me vai "roubar" logo dois. Bem sei que são os do "juízo" (os dentes do siso) e como tenho andado meio desmiolado... NÃO VOU SENTIR FALTA!

Ahhh para terminar, ainda dei o ar da minha graça (pfffffff) e disse que se eles quisessem, e visto que tinha "bons dentes"... que depois os contactaria, quando fosse leiloar os meus dentes no E-bay!

Ok, consegui...! fui engraçado! mas ela "estimou" e sorriu!

Bom dia, muito obrigado, até a próxima.

Bem, agora a dolorosa da consulta para pagar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi, coitado de ti, vais ficar sem dentes antes do tempo mas pior do k isso é k já estás com falta de vista eheheheh "desratização" ahaahahahahahahahah
Ainda hoje passo no teu dentista e oiço ainda a secretária a rir ihihihih

abraços

Anónimo disse...

cabecinha pensadora.......!!!!