quinta-feira, junho 01, 2006

Ácaros malvados!

Se a memória não me falha (falhou!! fui confirmar ao journal do hi5 - de titulo "ta malll") comecei com uma tosse estuporada lá para 24 de Março (xiii 3 meses no cof cof coooof!).
Fiz de tudo para resolver isto:

- Minhas próprias defesas do organismo - INFRUTÍFERO

- Medicamentos do tipo "toma isto, que resulta!" - INFRUTÍFERO

- Antibióticos e Anti-histamínicos generalistas (explico mais adiante) - INFRUTÍFERO

- Cházinho de sumo de limão puro, com uma colher de mel (dassssss que áciduuu) - INFRUTÍFERO

- Poncha! - INFRUTÍFERO

- outros ares i.ex.: Canárias - INFRUTÍFERO

- Testes de alergia - Já se viu uma luz ao fundo do túnel!


Pudera! Ficar praticamente 3 meses com esta tosse eu merecia um puxão de orelhas. Até ao Hospital fui tirar uma radiografia ao torax (Thanks Amigo Dr. M. Freitas!) a ver se não teria algo mais complicado. NADA!
Caramba, mais valia se definir de uma vez estes sintomas, de modo a combater esta guerra desleal!
Foi então que um outro Amigo Médico que costumo fazer os posters, e com conversa para lá, conversa para cá, era internato (para ser mais fácil de compreensão, médico estagiário) e estava na especialidade de Otorrinolaringologia (não fui ao dicionário!!)
- Deves ser alérgico a pólens, ácaros ou outra coisa do género!

o meu orgulho de rapazito "grande", robusto, sadio, forte, foi cuspido juntamente com a tosse!!

-Que nada! Como pode ser? Eu lido todo o dia com produtos, diluentes, poeiras, tintas e nunca me afectou...
- Nuno, em todo o caso vais lá, e pelo menos descartamos essas hipóteses!

Assim foi, logo após o regresso das mini-férias, lá fui eu de abalada ao Centro de Saúde da Carreira fazer um teste cutâneo com picada.

No que consiste?
Para já vou definir o que é a histamina. É uma substância que o corpo liberta por reacção a certas substâncias irritantes ou ao pólen. Os efeitos da histamina são desde a comichão, inchaço, corrimento do nariz, olhos e garganta. Os anti-histamínicos, consequentemente irão inibir os efeitos da histamina.

Após esta breve definição, vamos ao processo propriamente dito:

Em ambos os braços, previamente marcados a caneta o sítio ideal, serão administradas à superfície da pele as substâncias activas de diferentes agentes alérgicos. São colocadas as tais gotas, sendo o passo seguinte, com um tipo de agulha, perfurada a superfície cutânea, de modo aos agentes entrarem em contacto com o sangue.
Os diferentes agentes: a própria histamina (para servir de controlo, termo de comparação) ; gramíneas (pólens de determinadas plantas, ex. da acácia); diferentes tipos de ácaros; o agente alérgico dos pêlos de cães e gatos, etc.

Para haver reacção, foi necessário aguardar cerca de 20minutos, findo este tempo, e observando com uma luz, detectou-se ruborizações e ligeiros inchaços, na zona de contacto de agentes alérgicos específicos: ácaros e gramíneas.
Arghhhhhh! Sou alérgico a ácaros e gramíneas!
Daí em Março ter começado a tossir e nunca mais parar. Na Primavera e Outono é altura do Boom (reprodução) destes bicharocos o que provocaria a tal tosse, pois o meu corpo tentava expelir de alguma forma os efeitos da histamina!



Os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, sendo inalados e podendo provocar alergias.

No meu caso foram identificadas as espécies que me provocam a alergia.
E agora resta enfrascar-me de anti-histamínicos, corticóides, soro fisiológico (para as lavagens nasais).

Era só o que me faltava, justo a mim. Eu, que era apologista que medicamentos, só em casos crónicos (até referi isso ao meu Amigo Dr.).
- Nuno o teu tipo de alergia, é considerada doença crónica. Já não te livras mais disso!

Xiççççça!!! Nunooooooo??
EMBRULHAAAAA!!!


Ahhh malditoo!!

Se eu te apanho alguma vez pela rua...
Passo-te o "carre" por cima e depois ainda dou-te tantas tantas tantas, que os teus olhos vão inchar e virar uvas!!!!
Depois massacro-te tanto com alfinetadas que viras picadinho em três tempos!

&%$@"! de m****a!

dassss! P#&@ que te Pariu!


Vais ficar alérgico é a mim, isso sim!!!


2 comentários:

Anónimo disse...

alérgico?

humm... como se chama o oposto!?
ser viciado em TI??

Anónimo disse...

Até os Bichinhos te querem, logo vi k essa auréola á tua volta queria dizer alguma coisa :)))))
Olhando para as tuas palmas das mãos, vi k vais ter uma vida longa, vais ser afortunado, e tb k n estás bronzeado nelas :))))
Vi tb k estás passando por uma fase mto complicada, provocada por algo exterior, chamado de ácaros ehehehehehehehhheheheheh
Mas vi tb k estás agarrado ás agulhas :((()))

As Melhoras
Abraços