segunda-feira, junho 19, 2006

Mona Lisa Smile


Quem não conhece a fabulosa obra da Mona Lisa? La Gioconde!

Leonardo Da Vinci lançou-nos esta obra e hoje em dia especialistas ainda tentam descortinar o que este quadro transmite.

Eis alguns relatórios:

- "The theory has been presented at the American Association for the Advancement of Science's (AAAS) annual meeting in Denver, Colorado, this week.
The smile disappeared when it was looked at because of the way the human eye processes visual information, said Prof Livingstone.
The eye uses two types of vision, foveal and peripheral.
Foveal, or direct vision, is excellent at picking up detail but is less suited to picking up shadows.
"The elusive quality of the Mona Lisa's smile can be explained by the fact that her smile is almost entirely in low spatial frequencies, and so is seen best by your peripheral vision," Prof Livingstone said.


- "LIKE Jesus Christ on the male side, is Mona Lisa the most worshipped woman in the world, and her curious look and smile attracted modern masses like a Hollywood star when it left Louvre to tour the world. There is something special behind this fragile painting stored in the bullet proof box in Musée du Louvre that attracts the vast attention without skepticism - a direct hit into the heart, for a moment reason is suspended and imagination rules. Leonardo's biographer Vasari describes this painting as a sublime masterpiece with splendid details admiring also 'her eyebrows' which are unfortunately not painted, since s/he is painted without the eyebrows, and so a doubt rises whether Vasari really saw the painting in persona, or is he just spreading what he heard. Leonardo was so fond of this work that he always carried it with him until sold to French king Francois I."

- Hiding a smile in the shadows. I'm Bob Hirshon and this is Science Update. Leonardo da Vinci's famous painting has inspired romantic songs and art lovers the world over, who become captivated by the Mona Lisa's enigmatic smile. The portrait also intrigued Margaret Livingstone, a neurobiologist at Harvard Medical School who studies the human visual system. When she looked at the painting a few years ago, Livingstone noticed the Mona Lisa's changing expression. Livingstone: It was very clear to me that when I looked at her mouth, she wasn't smiling as much as when I looked at her eyes. Later, she realized what was happening. Livingstone says our peripheral vision sees blurry images while our central vision sees fine detail. When Livingstone blurred the face with a filter, the Mona Lisa looked as if she were smiling cheerfully. But homing in on the fine detail gave her a more demure expression. So Livingstone says that in his painting, da Vinci achieved an unusual effect: the Mona Lisa's smile changes depending on where you look. For the American Association for the Advancement of Science, I'm Bob Hirshon.

De facto haveriam muitas mais afirmações, mas não tinha vontade de andar a fazer copy pastes indefinidamente, porque ia cansar o leitor!

O que quero transmitir com este tema é que não digo "da boca para fora" quando um olhar diz muita coisa. É inevitável. A nossa íris, a nossa retina, a própria pupila, funciona como que estimulada pelas nossas sensações interiores. Não se consegue fugir a isso! Vai daí que quando falar contigo, prefiro mesmo pessoalmente. A expontaneidade, não se encontra num sms, num e-mail, inclusive num telefonema. O que vem de dentro de nós, é-nos revelado pelo olhar.
É pena eu não voltar a encontrar a melhor justificação para o quadro da Mona Lisa. Não fiz o Bookmark, agora tenho que dizê-lo assim por alto, mas espero que vocês acreditem nas minhas palavras. Os "experts" baseiam-se muito na boca e na expressão do olhar. Mencionava determinados pontos anatómicos do olhar, o brilho deles, e outras coisas mais. Por isso, acreditem no que vos digo. Falar, é com a boca. Mas responderem-me, é com a boca e os olhos...

A outra justificação para que eu coloquei este post, referia-se à conotação do quadro da Mona Lisa. Quem acompanha os últimos posts do meu blog, tem feito comentários muito interessantes. Mas há coisas que logicamente não vou descrever e me justifico com este quadro.

Todos nós temos um pouco de Mona Lisa. Transmitimos ou tentamos transmitir uma conotação ambivalente do que sentimos presentemente.

Vou mais longe; podemos estar completamente destroçados por dentro, no maior conflito emocional, mas mostramos cá para fora, o tal sorriso da Mona Lisa. No fundo não sabemos se é sorriso, ou não! Queremos poupar os nossos mais queridos do que estamos efectivamente a sentir. Não queremos maçá-los, aborrecê-los, preocupá-los, etc, etc... Mas esquecemo-nos ou não nos apercebemos que há pessoas que nos conhecem bem melhor do que pensamos, e dão de 10 nos melhores especialistas em quadros da Mona Lisa...



4 comentários:

Anónimo disse...

Ora aki está mais um post á altura! Gosto muito d visitar o teu blog porke fazes umas analogias muito interessantes, k nos fazem reflectir mesmo reflectir. E este assunto da Mona Lisa é muito interessante, bem como a análise dos especialistas, k para aki transcreveste. Pois é, a Mona Lisa é algo enigmática, e akela discrepância entre o olhar e o sorriso, e a forma de onde e como é olhada é algo k faz pensar. E pode ser comparado com a natureza humana, com a forma como lidamos uns com os outros na sociedade e no dia a dia. Penso k no fundo, o objectivo do kuadro é mesmo esse, transmitir a natureza humana...os mistérios escondidos atrás do olhar. E o k d mais sinsero s tem é mesmo o olhar.
A boca bem pode dizer o k kizer, mas o olhar não mente, nem deixa mesmo mentir. Um olhar pode ser terno, alegre, maldoso, rebarbado, carinhoso...etc, pode ser muita coisa e é ele k transmite a essencia da pessoa.
Por vezes um sorriso, uma expressão facial da boca, pode ser igualmente revelador, mas pode mais facilmente transmitir falsas emoções...já o olhar revela o k a pessoa é defacto.
Fazendo a analogia com a pintura, outra coisa k dá k pensar é a kestão da perspectiva. Olhando d um sitio parace k Geoconda sorri, s olha d outro ponto ou focando algo d diferente, já s vÊ outra coisa. É tudo uma kestão d interpretação pessoal...e nem todas as pessoas vêem o mesmo.Tal como acontece com as ideias k formamos em relação ás outras pessoas, k podem ser acertadas ou n...e muitas vezes nem sempre as primeiras impressões são as mais correctas, tanto pa bem como pa mal.
Em relação a isso k dizes d esconder o k nos vai por dentro, isso é bem verdade, pode ser muito fácil esconder isso tudo, mágoas, etc, mas nem sempre é preciso esconder d toda a gente. Ninguem é d ferro e, por vezes faz falta um ombro amigo a kem massacrar..lol...e eu bem sei do k falo.
Bom, acho k já paki faladrei demais..lol..por isso nem me vou estender mais no comentário.
Desejo-t tudo d bom, e continua a postar, k ainda vais longe. Tens sempre uma forma mt interessante d transmitir as tuas emoções.
És uma pessoa espectacular. Força! Abraços

Anónimo disse...

ola nunocas
é complicado expressarmos nossos sentimentos. principalmente aqueles que nos tornam mais frágeis. Quando somos homens, ainda mais difícil se torna. Prefiro transmitir que está tudo bem, o tal sorriso de mona lisa, do que me revelar e me sentir inferiorizado. Não sei explicar melhor. Só o escrever aqui, torna-se complicado!
A vida tem destas coisas,e esta é uma das coisas que não me é fácil lidar. Transmito um ar todo forte, do género "rochedo" e quando algo me fragiliza, retiro-me até isso passar ou se resolver. É mesmo difícil para mim revelar o que sinto na altura.
Gostei muito deste post, porque tem algo de mim relacionado a isto.
um abraço amigo
A.

laury disse...

gostava de conseguir/poder colocar em palavras o que leste nos meus olhos.

Beijo e abraço daqueles "que aperta até o coração".

Anónimo disse...

ola kido nuno, sorriso mais lindo só o do nuno, é verdade e bem mais facil esconder um tristeza um estado de alma atras de um sorriso, pois assim ninguem chateia, ninguem incomoda com....o k foi k aconteceu pq esta assim ...? entao? ...? torna-se para nós menos penoso um sorriso.

um gde sorriso
kido nuno
maria