É tudo ponto de vista!
Ora aqui está um exemplo bem concreto do que quero ilucidar.
Antes de mais, espero que não percorram o este post até a próxima fotografia. Isto até parece aquela porcarias que vêm em Powerpoint para se fazer um jogo. De facto não é um jogo, mas digamos que um desafio a que depois chegaremos juntos à conclusão que eu quero que cheguemos. Bora lá?
Comecemos, como é óbvio, do princípio!
Quando passei esta foto para o meu computador, resolvi fazer uma estatística. Coloquei-a no meu msn e resolvi apontar as reacçãos do pessoal à perspectiva da foto.
Imagine-se avaliando a foto, o que se poderá ter pensado, fantasiado, idealizado.
Pois foi isso mesmo. O leque de respostas foram inúmeras, variadas, sendo a maior parte de cariz sexual. Claro que é natural que as pessoas tenham a tendência a escarniar qualquer que seja a fotografia.
Eu também devo admitir, caso não soubesse, que sou um dos participantes da foto, iria sugerir que esta foto poderia ser um preliminar de algo mais "penetrante"!
Ahahahahaah!
Mas aí está o grande problema das pessoas (calma que não vou aplicar uma missa de censura, pelo contrário!).
As primeiras deduções que fazemos relativamente a uma foto (interprete-se foto, a uma situação qualquer, que criamos uma imagem, uma ideia, um julgamento de alguém, um pressuposto) em regra geral, são aquelas deduções que queremos ler. Não estou a dizer que as leituras, e no caso desta foto, que as pessoas me fizeram, são umas taradas, mas que me deram um conteúdo divertido, isso foi. Isso é bom, pois quando recebia os comentários, sabia que as pessoas que me comentavam, estavam a ser engraçadas, sem serem mal intencionadas.
Isto é um ponto que queria salientar.
Quando não nos é facultado nada mais perante os nossos olhos, poderemos criar as tais ilações mais variadas a uma fotografia. É como num quadro, em que eu posso ver uns respingos de tinta jogados para um canvas qualquer e outra pessoa ao meu lado, discute o ângulo de curvatura da tinta ao tocar na tela, em que esta transmite o estado de espírito do artista. Sim, isso é arte!!
Para mim o verdadeiro "leitor de uma tela pintada" é aquele que é capaz de identificá-la como uma pintura respingada por um gajo, que lhe deu uma breca e resolveu fazer bilu bilu com o pincel, e ao mesmo tempo, termos o discernimento de estudá-la, fitá-la, aplicar o seu bom senso e descobrir que efectivamente o que aparenta nem muitas vezes é. Todo o carinho debruçado na tela, os traços previamente estudados, os tons, e depois o quadro em geral com a mensagem bem implícita!
Por isso é que eu digo que não se deve fazer pré-concepções de nada. Nem mesmo se deve esperar nada.
Normalmente vemos a fotografia somente pelas primeiras deduções, ou então, pelo que nos influenciam a interpretar a fotografia, da mesma forma como a pessoa quer que a vejamos. Mas isso não basta.
Irremediavelmente algumas deduções tornam-se tão erradas da realidade. Subjectivamos tudo de tal forma que mesmo que não seja a mais correcta, acreditamos que seja. E isso tá mal!
Eu prefiro aguardar por uma oportunidade de ver esta foto pela frente! Digamos que é a outra perspectiva. E caso seja necessário, mais uma perspectiva e mais outra e mais outra.
Indubitavelmente o método mais eficaz, e no caso da foto, é perguntar aos intervenientes. É a forma mais justa. É curioso, porque foi isso que aconteceu, pois após as piadas de cariz sexual, cómico ou brincalhão em relação à foto, perguntavam-me efectivamente para explicar a foto.
Daí que então procedia à etapa seguinte e mostrava a foto do outro ângulo. (comprove-se também na foto, o "fotógrafo" que tirou fotografias da nossas rectaguardas! Obrigado Vitor, se não tivesses feito esta brincadeira, não teria a foto que necessitava para se complementar com esta! Sim, eu não sabia que eles estava lá de flash em punho para as nossas "cahcadas").
Apartir daqui já se pode deduzir o que representava a foto anterior.
De uma situação, tanto se pode fazer um filme, ou então, quando estamos devidamente informados, concluímos que é uma curta metragem.
Isto é o problema de todos nós! Somos "empranhados" pelos ouvidos, com os "ouvi dizer que" e fazemo-nos donos do martelinho num Tribunal.
Temos de ter o discernimento, a maturidade, a experiência (de vida) que poderemos nos enganar acerca de algo, alguém. É sempre bom ver pelo menos duas perpectivas numa fotografia. E se não conseguimos isso, nada mais justo, que perguntar aos participantes da fotografia.
Assim é que deve ser.
Claro que existem aquelas pessoas que mesmo com tudo à frente dos olhos, preferem deduzir à sua maneira, mas essas dispenso de as conhecer. Podem já apanhar o desdobramento!
Errar é de facto humano, isso é inquestionável.
Mas admiti-lo, isso sim, considero uma grande virtude!
Isso vale pontos!
6 comentários:
hummm...cheira-me q tas zangado c/ alguma coisa..com ou sem razao...
isso que falas no blog nao sei porque mas e muito esquesiterrimo, corre-me pelas veias e nao sei que dizer.. enfim admitir e sempre o mais dificil mas so se admite quando e verdade! a fota de costas engana mas de frente logo se apercebe que as coisas feitas por tras nao sao as frescas...porque a transparencia e pela frente e nunca por segredos e diz que disse... Vida meus senhores e senhoras. uma vez mais um grande post mostra a tua opiniao e nao a dos outros mas em parte concordo com ele!
É-me impossivel ficar indiferente a este post, consegues surpreender sempre com cada novo post e, como tal, kero-t dar os parabéns já aki no inicio do meu comentário.
Axo k foi uma ideia GENIAL o modo como organizaste tudo pa fazer um post d categoria e mostrar como é importante a questão da dita perspectiva, k tão fundamental é na VIDA!
Por vezes surgem situações k só depois d bem analizadas é possivel chegar a uma conclusão, mesmo k n seja a conclusão k mais gostariamos d obter (neste caso n me tou a referir ás tuas fotos...lol).
Para não andarmos enganados neste jogo do dia-a-dia é muito importante analizar tudo de forma rigorosa, pensar e ponderar as várias hipoteses, para de seguida "escolher" akilo em k acreditar. Há situações em k tudo parece apontar pa uma coisa, mas podem existir aspectos ocultos bem importantes, e uma ou várias novas perspectivas podem, muitas vezes, fazer falta. Tanto k é necessário avaliar as situações d diversos pontos d vista e ver kual será a conclusão final mais fidedigna á realidade. Neste caso k aki apresentaste, como bem disseste, poder-s-ia interpretar a foto com algum cariz sexual (uma perspectiva)...mas vendo de outra nova perspectiva (nova foto), obviamente k n passa d um grupo d amigos a "doidar" e a divertir-s(e diga-s d passagem, todos bem giros :P)
Na vida é tudo uma kestão d perspectiva, e s s fizer um esforço consegue-se descobrir kual a interpretação mais correcta em determinadas situações. Claro k (e como bem dizes), por mais k uma perspectiva s revele a correcta (mais fidedigna), vai haver sempre alguem do contra...e vai-s manter do contra por mais k saiba k s engana estando a defender algo de errado. Mas pronto...nas diversas situações duvidosas k se vivem, cada interveniente é livre d defender e ficar com a perspectiva k bem entender, mesmo k ela seja akela k mais parece, e sem duvida é,a mais errada. Nesses casos fica na consciencia ou teimosia d cada um dar ou n o braço a torcer.
Mais uma vez paki tive a faladrar, apoiando-m nas tuas ideias e desenvolvendo as minhas...lol
Kero dar-t, d novo, os parabéns, tens uma excelente cabecinha pensadora ;)
Fica bem, e continua a escrever...um dia ainda divulgam o teu blog na tv..lol
Utilizando a tua célebre expressão: Abreijos pa tu :)
Bem eu ia comentar o teu blog de cima, mas no blog de cima parece que tas a falar comigo: Milton Camacho! Eishhh...e é claro os amigos vem em pacote de dois como alguem disse, nao é?! agora em cima parece k tas a falar com milton camacho, eu! knd tiveres alguma coisa a dizeres diz! not in blogs: abreijos pa tu eu dizia... mas o comment, sem comentarios. nio teu blog e discursos, mt bem escritos, encontrei muitas respostas a muitas perguntas!
Não Milton, não estou a falar de ti. Não te sobrevalorizes assim tanto.
Milton, get a life!!
Quando "os amigos vêm em pacote de dois"? Isso é meu.
Ahah.
Olá Nuno
Tudo é ponto de vista, dependendo da cabecinha de cada um, pq mtas vezes "as aparências iludem....."
Relativamente á foto, reparei k eras tu e mais alguém,lógico :) mas n consegui imaginar nada de concreto pq a foto diz tanta coisa, até está escrito no chão qualquer coisa "Aos pretos" eheheheheheh
Por isso acho k as pessoas qdo são maldosas e invejosas, conseguem passar todos estes sentimentos mesquinhos para palavras quando observam uma foto dessas e de outras, deduzem logo aquilo k elas são interiormente, más e mesquinhas. Eu tb sou mto observador, mas ao mesmo tempo, "trabalho directamente no terreno", quero dizer com isto k só realmente vendo e falando com os intervenientes e k acredito como são na realidade as coisas, "eu creio no k vejo e não no k ouço", mas com mta atenção.
Gostei mais uma vez deste post :)))
Abraço
Enviar um comentário