quarta-feira, maio 02, 2007

Madeira vs Continente

Não sou regionalista ferrenho, nem nada parecido. Aliás, pelo contrário, só tenho pena não termos o Estreito de Dover (ou dito na gíria, o canal da Mancha) para ligar-mo-nos a "Cuba".
Mas não há crise. Um certo isolamento até não faz mal a ninguém, impedindo determinadas influências que não seriam lá muito boas para nós ilhéus.
Isto que escrevo, deve-se ao facto que recebi uma anedota por entre as dezenas de e-mails que recebo diariamente:

Um "português da Madeira" e um "português do Continente", caminhavam pela praia, quando um deles deu chuto numa lâmpada mágica, e despertou o génio do sonho milenar.

O GÉNIO GRITOU: - Cada um de vocês tem direito a um pedido.

CONTINENTAL: - Eu quero que seja construído um muro em redor do rectângulo português, impedindo a entrada desses atrasados das ilhas. Não precisamos desses gajos. Nós fizemos um império e eles não passam de resquícios insuportáveis desse passado glorioso.

GÉNIO: - O seu desejo é uma ordem, meu amo...ZÁS...!

E o muro foi construído....

GÉNIO: - E tu, Madeirense, o que desejas?

MADEIRENSE: - O muro que construiu é sólido?

GÉNIO: - Nada neste planeta o pode destruir.

MADEIRENSE: - E é alto?

GÉNIO: - Mais alto que todos os edifícios em toda Lisboa e em todo o País.

MADEIRENSE: - "Porreireeeeee"... encha-me isso de água até acima faxavor.....

eheheheheheheheheheh

Até que já tenho umas saudadinhas de "cuba"...

11 comentários:

Anónimo disse...

Quando me perguntam se sou continental ou madeirense, respondo que sou "arraçada".
Filha de mãe e pai madeirenses, neta, sobrinha e prima de madeirenses, nascida e criada em Lisboa (em pleno Chiado) durante 24 anos.
Aos 25 anos fiz as malas, deixei amigos, pais, irmã e sobrinha em Lisboa, e vim trabalhar para a Madeira, e cá estou há 2 anos.
E daqui não saio, daqui ninguém me tira! :)
Mais do que ser da Madeira ou de Lisboa, sinto que sou do oceano, dividida entre as saudades de casa e a excelente qualidade de vida e amigos que criei na Madeira.
Não importa se sou "cubana" de nascimento, porque também sou madeirense por opção!

O meu coração é grande cabe perfeitamente Lisboa e Funchal!

Anónimo disse...

Somos portugueses. E quanto a isso não há nada a fazer. Eu tenho muito orgulho em ser PORTUGUES. Eu tb sou madeirense por opção. Não tive outra escolha. Não me arrependo. Muitos politicos ajudam e muito a "denegrir" a imagem do MADEIRENSE. Os ditos continentais que nunca conheceram a Madeira ou a maioria dos madeirenses julga que somos todos iguais a esses senhores. Mas tenho, por experiencia propria, a certeza que depois de nos conhecerem mudam logo de opiniao e vêm que esses "malcriados" não passam de mais um lobbie. C'est la vie...

Anónimo disse...

Mas que tb há uns cubanitos com manias de senhores feudais isso tb há. Oh oh.

e.t. disse...

Eu sou cubanoo...mas não tenho cá esses pensamentos "sem gosto" de não vos querer cá...vocÊs são..FIXESS!
Sou do continente...mas tenho um pedacinho do meu coração ligado á madeira pelos meus amigos daíi =)
Ainda por cima a vossa ilha é tão bonitinhaaa!! Tenho é pena de nunca aí ter idoo..mas prontos, um dia, um dia meterei aí as minhas patinhas! (pelo menos espero meter)
Mas pronto..em relação á anedota...face á amostra de português do continente, acho que o portuguÊs da madeira não podia ter feito melhor pedido! Se bem que acabou por ser mauzinhuuu demais! Assim...morro afogadooo..oh ohh =P

Abraçãooooo =)

Merchi disse...

destination Cuba ... quando parte o voo?

Unknown disse...

nice joke...já conhecia...mas está mto boa!

Anónimo disse...

O melhor mesmo será apressares-te pois a conclusão do muro está quase lá e

"adespois agenti manda encheri".

lóink

Anónimo disse...

ai tanto teria pa dizer... mas tu sabes, o que penso.;-) passei só pa dizer olá e quero mais SONIAS!!!!ahahaha. tá tanto frio aqui em cubaaa!! domingo já de volta... abração.

Nuno Vrrruummmm disse...

natacha, et, merchi, soph!a, juanito... obrigado pelas vossas constantes presenças por aqui...
destes todos os que mencionei, só tenho culpa do e.t. que qualquer dia deixa de vir aqui comentar...

só se te crescerem guelras e safas-te a tempeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!
huuhuuhhhhu
Abreijos a todeees!

e.t. disse...

Sim sinhoriii...eu vou metamorfosear-meee e arranjar umas guelras! hehe
Sim, vou mesmo fazer de conta que sou um e.t. com habilidades especiais de manipulação genética..aliás..auto-manipulação genética! E prontos..fujo pa tua ilhaaaa =P

Abraçoooooosss =))

Sof disse...

Jejejeje! (como diria laury) Ah mãeeeee (como dira Pedro Esp St). Plágio! Pelágio! E tire-me essa fote do tópico do blog antes que me dê alguma coisinha má praquei...