quarta-feira, março 07, 2007

Mas que maniaaaaaaa!

Mas é a mania! Isto era o que minha mãe chagava-me a cornucópia sempre que levava os dedos às beiças. Vou-te esfregar pimenta nos dedos durante a noite! Mas julgo que nem assim me fará perder esta mania, que eu próprio olhando para a fotografia em epígrafe, acho inestético.
Só que as manias são isso mesmo, acções do sujeito mormente inconscientes. Elas revelam-se mais em determinados estados de alma: preocupação, stress, ansiedade...até mesmo para me concentrar, remeto à companhia do dedinho escaranfuchado na boca. Tem mais. Chego a ficar com os dedos em chega, tanto nas unhas, como nas peles circundantes. Não escapa rigorosamente nada! Morre tudo! E faço a "eito" (palavra que se utiliza para dizer: sem escolher, sem seleccionar, vai de sguida). Qualquer dia acho que vai-se vislumbrar as falangetas...
Existem também as taras! As taras existem fantaciosas e loucas, algumas quase inconfessáveis mas todas elas muito, muito, muito concretizáveis...
Fiquemo-nos pelas manias!!
Andei a jardinar que manias teria e floresceu-me algumas que vou partilhar.
Fica aqui uma chamada de atenção, se eu tiver alguma mania que eu próprio desconheça, pode acontecer... Por favor agradeço que me contem.
A minha maior mania, já deu para se perceber, é roer os dedos(unhas e arredores). Os meus fieis companheiros da minha boca. Pena não ser contorcionista suficiente, ou também dava cabo dos dos pés!
Ainda pensei colocar aqui como segunda mania, o olhar para mãos e pés, mas isso eu acho que coloco na categoria, taras!
Uma outra mania que tenho, é a mania das gramáticas, isto é, correcção de erros ortográficos. Embora quando esteja num chat, costume abreviar e escrever à pressa o que me sai cada palavra nova da Língua portuguesa...tudo o que leio, seja numa revista, no diário, ou mesmo trabalhos que recebo aqui, tenho tendência a procurar/encontrar os erros de ortografia. Há depois quem não gosta de ser avisado desses erros... upsss!
A mania de ser um falastrão. Para tudo arranjo assunto. Sou o Bill Gates das conversas. Mas o imaginar que, se me sento num café, com alguém, e não ter tema para manter a chama de diálogo acesa, provoca-me arrepios e passo à mania número um...desato a roer as unhas!!
Tenho a mania de tocar nas pessoas. Pá, é meio tosca esta mania, mas já me aconteceram alguns problemitas com isto. Quando dou por mim, já ponho o braço em volta do pescoço da pessoa, como se fosse amigo de longa data. Isto se calhar enquadra-se mais em "feitio ou defeito" que mania. Não há modo de evitar. Assim que conheço alguém, daí a pouco, vou em busca do contacto mão - braço barra ombro barra mão barra cintura barra pescoço barra cabelo barra qualquer coisa de propriedade corporal da outra pessoa...
Outra panca que me dá na cabeça é cortar sempre que possível as minhas fotos. Só quando não tenho hipóteses é que como com a fotografia toda. Tenho a mania que a foto nunca resulta. Se possível cortar das sobrancelhas para cima...
E tenho a mania de sempre que ponho os pés no quarto, a primeira coisa que faço é ligar a televisão. Quer seja durante o dia, ao chegar a casa, e mesmo ao me levantar da cama. Antes de qualquer coisa, on with the tv! E muitas das vezes não presto atenção. Só de saber que a televisão está acesa, deve-me provocar alguma serenidade.
Chego ao cúmulo, nos longos serões e resolvo rasgar a noite, pode até ser 6h30m da manhã, ligo a televisão antes de adormecer...
E é isto...e muito mais!
Resolvi partilhar convosco cinco manias ou pancas ou hábitos invulgares.
E vocês? Num dia em que os vossos prolongamentos das células nervosas andam em maior frenesim, que manias são reflectidas para o quotidiano?

10 comentários:

Nuno Vrrruummmm disse...

tão a ver como é de mania??
A própria foto que tenho aqui no blog, de swet da Puma...

OFF WITH (MOST OF) HIS HEAD!!!!!!!

Nuno Vrrruummmm disse...

"Chego a ficar com os dedos em chega" ---- CHAGA, dedos em chaga, Nuneeeeeeeeeeeeeeeee!

também tu, com manias de corrigir erros ortográficos??

Nuno Vrrruummmm disse...

"vai de sguida" - de seguida....
Brincamooosssss?????
Ai aiiiiiii....

Nuno Vrrruummmm disse...

fantaciosas ou fantasiosas?
hummm..tenho de ir ao "ensina-burros"!

e.t. disse...

Bemm, que comments...LOLOL
Hummm, e as tuas manias...pois é senhor, um dia ainda ficas sem os teus ricos dedinhoss, vai falange, falanginha e falangeta...e depois ainda passas ao braçoo...lol (pronto isto já é exagero =P)

Aproveitando a tua pergunta vou tambem dizer aqui algumas da minhas manias...lol

Em primeiro lugar tenho mesmo que começar por uma que tu prórpio já presenciaste...e que até me ofereceste porradaa...Lol...humm...pois, já sabes qual é, não sabes? Mas para quem não sabe, eu digo: pronto, tou sempre a mexer no cabelo pa disfarçar as "entradas"...mas só mexo quando sinto o cabelo afastado (apesar de alguem dizer que é só mania e que ainda acaba em tike...alguém...cof cof...lol)

Outra mania que tenho é tambem relacionada com fotos...detesto tirar fotos...e como detesto não consigo ficar a sorrir cos dentes á mostra...tenho a mania que as fotos ficam péssimas se os dentes aparecerem....então tapo-os sempre com os lábios...e depois vai-se a ver, ficam igualmente parvas por eu não sorrir "normalmente" =P

Tambem tenho um pouco essa mania de "roer" os dedos...mas eu é mesmo as peles dos dedos, tanto as chamadas "espinhas carnais" como essas peles dos dedos (mais grossas) assim junto ás unhasss....tipo como alguemmm faz ...só que ao contrário desse alguem não roo as unhass =P

Bem...de entre outras manias...tenho uma que me acontece quando tou stressado, sem saber o que dizer, tipo essa situação que referes no teu post em k estás num café e n há conversa...bem e o que acontece é:não sei como ter a boca =S (espero que dê pa perceber)...fico tipo com os musculos da zona da boca tipo em stress ou sei lá...e começo a sentir a boca desconfortável...e não sei se ei-de afastar os dentes, juntá-los, começo a sentir a boca a tremer...enfim, acaba por ser uma mania porque só me acontece quando, devido ao stress ou lá o que seja, começo a mexer a boca pa um lado e pro outro...e depois fica assim...k só me apetece dar-lhe um murro e gritar-lhe (que ironia) para se decidir!lol

Ahh já me esquecia...quando tou nervoso começo tambem a roer as peles dos lábios...tipo como faço com as peles dos dedos.

Enfim...Manias!...Todos as temos! lol

Hugzzzzz =)

Liilavati disse...

:) que manias as tuas! Também tens a mania de ser divertido e bem disposto, uma adoravel mania!

As minhas manias sao muitas...as 5 mais evidentes ( e confessaveis!):

-a mania do feng shui- todos os ralos la de casa estao tapados; plantas em lugares diferentes; alinhamentos com cristais...escolhi a minha casa porque a sua orientação faz com a sua energia seja compativel com a minha.

-mania de acordar cedo para começar o dia a fazer qualquer coisa comigo mesma: yoga, meditação, dança, canto, praticar a guitarra...nunca saio de casa sem esse momentinho para mim!

-mania de sempre inventar uma razao para estar bem disposta...é uma mania um tanto alucinada!

-mania de escolher a cor da roupa em funçao da vibração do dia: segunda-branco, terça-vermelho, quarta-laranja ou amarelo, quinta-azul, sexta-rosa ou verde...

Também tenho a mania das correcções ortografica!será que é do ano?:)

Beijinhos e um dia feliz

Anónimo disse...

Podias ao menos lavar as mãos para roeres as unhas!

Óink

Anónimo disse...

Eu tenho a mania da perfeição e organização. Tudo o que eu faço/organizo tem de estar (quase) perfeito ou mesmo perfeito. Devo ter mais algumas mas de momento não me ocorrem. Em puto tive a mania do roer as unhas tal como o migo Nune mas essa desapareceu sem eu dar por isso. E não foi com pimenta, lol. Pimenta foi quando pus-me a dizer - coño, coño, coño - (palavra espanhola sinónima de filho da p***a) e aí a minha mãe, tunga, esfregou-me pimenta nas beiças (lábios) só acalmou os ardores ca manteiga que ela me esfregou depois, enfim nessa altura devia ser um puto de 5-6 anos. Coisas de la vie.

Manias...quem as não tem...

Unknown disse...

Eu tenho uma coisa boa para esse vicio....tb tinha o péssimo hábito de pôr os dedos na boca...à uns anos roía as unhas...dps deixei de roer pq fiquei vaidosa, e qria ter as unhas bonitas para pintar e fazer aquelas maricadas tds...mas n deixava de meter os dedos na boca...então, à bem pouco tempo...comprei um verniz na farmácia, que amarga cm o fel...acredita...amarga msm...ficas com o sabor na boca que embrulha o estomago o dia td...e o mau gosto fica nas unhas e arredores até ao dia seguinte, e n sai facilmente com água e sabão...e graças a esse verniz transparente e sem brilho e n se nota...deixei de meter os dedinhos na boca...E este verniz pode ser usado por homens, pq n se vê...!!!

Experimenta...Vai à farmácia mais próxima de ti...

Bjs

Nuno Vrrruummmm disse...

anonymous.... eu não ser porco!
A próxima vez que te encontrar, aí saberás o que é porco...e desta vez, não digas "até aqui pode ser!"
Ahahahahahah!
Just kidding
Há coisas piores que se leva a boca, oh simmmmmmmmm!
:P