quarta-feira, janeiro 07, 2009

Caranguejo

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Caranguejo
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Sub-filo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Subordem: Pleocyemata
Infra-ordem: Brachyura

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Os caranguejos são crustáceos que possuem nas costas uma carapaça protectora.
Habitam as regiões litorais do mundo todo, sendo que algumas espécies preferem área de mangais.
Alimentam-se de peixes e outras espécies de animais mortos .
A fase do acasalamento ocorre após a troca de carapaça da fêmea .
As larvas do caranguejo possuem a capacidade de nadar.
Possuem uma capacidade enorme de adaptação em qualquer tipo de água, até mesmo em águas sujas e poluídas .
Possuem dois olhos na extremidade da cabeça.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Peso: em média 1 kg (algumas espécies podem chegar a 20 kilos)

Tamanho: de 8 a 20 cm em média (algumas espécies são maiores)

Habitat: regiões litorais

Cor: varia de acordo com a espécie (vermelho, amarelo, marrom)

A questão deste meu post é que eu, (pseudo)biólogo que sou, acho que descobri uma nova espécie de caranguejo (hell, eu sou caranguejo [de signo] também, mas a descrição não é para mim). Vejamos a taxonomia do bicho:

Caranguejo
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infra-classe: Placentalia
Ordem: Primata
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Género: Homo
Espécie: Homo sapiens sapiens
Origem: Lá pelas zonas de Junho e Julho

Daqui o mais relevante é o Homo, que se distingue da outra espécie, notoriamente a nível morfológico. O que me fez determinar como uma sub-espécie nova é que:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Estes caranguejos são muito difícies de se identificar. Quase que se metamorfoseiam. Ainda pensei em classificá-lo como um camaleão, mas isso só mesmo a Linda Evangelista! Possuem umas costas largas, não pela musculatura, mas destaca-se das outras espécies com que(m) cohabita, isto é, as outras espécies servem de seu escudo, quando em apuros. Sente-se à vontade para apontar e comunicar entre as outras espécies num diálogo deveras impressionante. Arrisco-me mesmo a que seja um caranguejo "bisbilhoteiro"(tenho de encontrar o termo correcto, preciso recorrer ao livro de Darwin)! A sua "carapaça protectora" de pouco ou nada lhe serve porque consegue-se à mesma "tirar a fotografia" sem ser necessário a utilização de máquinas fotográficas ultra-modernas da FNAC! Normalmente usa uma carapaça deveras instransponível, quando está nos seus afazeres tais como, subir e descer rochas. Balance(ar-se) ao ritmo das ondas que, quase que, as próprias ondas imitam o seu balanço.

Ao estudar o seu comportamento no seu habitat, está sempre numa correria desenfreada, que nem comunica (ou foge) com as da sua espécie, ou mesmo com os lagartos e escorpiões! Quando não está nesse seu "modus operandi", prefere recolher-se ao seu buraco, e aí é muito dificil eu estudar a espécie no seu "modus naturallis" (ou então é o mesmo do modus operandi, é um mistério até à data). Daí que foi uma das minhas maiores dúvidas em definir como caranguejo ou camaleão, dada a metamorfose implacável desta bicharada! Habitam nas regiões metropolitanas, com maior incidência em "rochas" superpopuladas por espécies que agem num frenezim também. É um caso singular! A correria das diversas espécies a esses pólos de atracção é digno de um apontamento relevante para o "modus operandi" deste bicho! Algumas espécies, nesses pólos, agem como que em equipa, tipo cardumes de peixes. Para onde um vai, seguem-se-lhe outros! Impressionante mesmo!
Alimentam-se de mexericos de outras espécies de animais. Até os intervalos para alimentar-se são racionalizados e só de vez em quando consegue "descansar" a vê-lo a comer devidamente.
A fase do acasalamento é estranha! Pois emite sinais contrários! É um animal que de certa forma age como hermafroditismo, pois as suas gónadas e hormonas conseguem atraír tanto machos como fêmeas. [mas aqui revela-se novamente a sua capacidade de se metamorfosear, pese embora ser um caranguejo de fácil identificação sexual, atrai mormente as espécies, do mesmo género sexual. Estranho? Ou é propositado? O interessante é que ao se aproximarem os potenciais candidatos, aquando do confronto, desata a levantar as tenazes como se em acto de desespero, afastasse-as e esse caranguejo volta a "mudar de sexo"!].
Ultimamente notei este bicho a agir de forma completamente oposta aos de estudos anteriores, inter-relacionando estranhamente com (as) outras espécies. Continua(va) no seu "modus operandi" mas de bico calado. (embora esta espécie não possua um bico, é força de expressão!)
A carapaça de fêmea é reveladora! Gostava de poder apanhá-la para a minha colecção. Um especimen incomum realmente. Dadas tais características singulares adoraria ser eu o "pai" desta nova sub-espécie, mas ainda não sei que nome a lhe identificar.

Adiante!

Possuem uma capacidade enorme de adaptação em qualquer tipo de ambiente, até mesmo em zonas sujas e poluídas de tabaco. Parecem ser extremamente sociáveis com outras espécies "homo" (entenda-se, humanos...ou não!)
Possuem dois olhos na parte frontal da cabeça. Muito eficazes para avistar os "candidatos ao acasalamento" que ainda se encontram no outro lado da rebentação das ondas. Sua capacidade única de parecer que olha para um lado, mas vislumbra o/a candidato/a pelo outro olho, é caso para um estudo mais detalhado, mas aí teria que dispender muuuuuuuuito tempo a estudar esse seu estranho comportamento e acho que isso me aborreceria de tédio.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Peso: em perfeita forma física, para este especimen. O peso não sei, mas quando lhe puser as mãos em cima....!!! Em média, só sei que deve gastar muitas calorias, tendo em conta o seu "modus operandi" (algumas espécies podem chegar a gastar centenas de calorias numa hora)
Tamanho: Deve ser o caranguejo maior que já vi, desta espécie!
Habitat: os tais pólos de atracção, algumas caves muito poluídas, mas com imensa luz e vibrações! Aqui não há a sincronização em "cardume", mas existe frenezim!
Cor: variada, de acordo com o que vai na moda e que lhe revele os seus melhores atributos(vermelho, amarelo, marrom, mas à última vez, era um misto de azul e preto. Ressaltava-se algo luminoso a meio corpo, entre o tórax e as gónadas, mas acho que deve ter sido algum reflexo do meu "flash")

Acho que cheguei à nomenclatura desta espécie:

Carangueijo-dji-fiumes (aqui use-se a fonética brasileira, por favor, porque apetece-me!)

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infra(-)classe: Placentalia
Ordem: Primata
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Género: Homo
Origem: Lá pelas zonas de Junho e Julho
Espécie: Homo sapiens sapiens
Sub-Espécie: Homo sapiens sapiens insandrusinsanus, Nuno Gomes 2009
Tá aprovado?













4 comentários:

Pedro Espírito Santo disse...

Não li nada do que escreveste e mesmo assim levei quase 2 minutos a chegar ao final do post.

Nuno Vrrruummmm disse...

Um roto a falar dum esfarrapado! tsss tsss!

Sof disse...

Muahahahaha

laury disse...

A sof está-se a rir mas penso que também só leu os comentários.

Eu... digamos que li tudeee!

Next.