terça-feira, abril 21, 2009

maduro? bittersweet?

Aproximas-te. Vislumbras. Tocas. Parece-te bem. O seu aroma é suave e agradável. Com o tempo aparentaria mais mole. Se estiver duro, é cedo de mais para "consumo". Se escolhes muito cedo, não tem sabor. Se fôr muito tarde, o sabor não é requintado.

Há aqueles que secam e abrem-se na maturação, simplesmente libertando-se.

Os carnosos, robustos, agradáveis à vista são os mais facilmente abordados para se consumir. Certos frutos são armados de espinhos agarram-se ao transportador, e assim percorrem grandes distâncias. Há ainda frutos providos de alas e pêlos, que permitem que flutuam por alguns momentos antes de atingir o solo. São mais libertos.



Há também agentes externos naturais que atacam e facilmente apodrecem-nos. Há-os também que são incapazes de tal feito, porque o fruto tem gosto forte ou ruim e não surtem efeito no amadurecimento. Tais defesas são naturais do próprio fruto.
Quando muito verde, não vejo vantagem alguma para quem come...só a dor de barriga mesmo. E para o fruto também não...significa que ele ainda não está pronto para o consumo, pois ainda está sofrendo acção das hormonas do crescimento...


Simplesmente não teve tempo, de se manisfestar para ficar um alimento bom.

Sem comentários: