sexta-feira, março 28, 2008

Se eu me passa-se com estes erros...

Aliás, eu passome real-mente com estes enrros.
Ainda agora de manhã recebo um e-mail assim:

"Boa tarde Caro(a) Sr.(a)

Gostaria que apresenta-se um orçamento para o seguinte trabalho (...)"

Nem conheço o indivíduo de parte alguma, mas apetece-me enviar em pdf as conjugações gramaticais todas...(até para mim, mas julgo que nesta parte não faço desfile de erros!)

E isto é uma alegria, quando não é :

"Falar-mos com o professor"
"Dar-mos as mãos"

Aiiiii, e chega de exemplos, pois descabelo o resto dos folículos que ainda tenho na minha cabeça.

Nos pronomes pessoais, ao que parece, são pronomes reflexivos (thanks wikiii) àqueles que aplicamos dessa forma. Denota que a mesmíssima pessoa que é o sujeito da oração é também o objecto.
A outra forma, é simplesmente um verbo num modo indicativo (ou o tempo de um verbo): presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, gerúndio, bla bla bla.

Uma coisa é uma interjeição para alguém ou alguma coisa: Faz-se ou fazer-se , dar-me ou dás-me, Fala-se ou Falar-se e por aí adiante e tal e coisa. O tal "sujeito da oração é também o objecto..."

Por exemplo meus amigos:

"Sofia, canta-se mesmo mal as músicas do Mika, não é verdade?
Sim, Nuno, se ao menos o xxxx cantasse bem, não cansava a minha beleza!"

Ora aqui está um exemplo de como empregar distintamente um ou outro. Embora neste caso, não há mesmo é milagre sonoroooooo para o xxxx!

A terminar, Sr. xxxxxx que me enviou o orçamento...é apresentasse, senhor, apresentassssssssse!!!!! Basta acompanhar a fonética, que verá que é impossível utilizar o termo "apresenta-se".

...mas vou responder ao pedido de orçamento, pois o qu€ int€r€ssa é que adjudiqu€m o trabalho..... o resto é "cumbersa"!





8 comentários:

Luís Silva disse...

Ais barbaridadjis dá lingua portuguêsa!Adóro essis imeilis fórmais! (leia-se em brasileiro)

Pedro Espírito Santo disse...

Olhe, é assim, percebe? Não tou entendendo esse senhor xxxx que canta Mika de uma forma pouco coisa, não sei, acho que é assim, ok? Tipeh, é naquela, mas prontes, acho mal andar-se por aqui falando, tu sabes, ya, mas grups.

Mika 4 ever!

e.t. disse...

lololol..sim senhor! Gostei deste post..lolol...tu e os erros gramaticais =P
Mas tens razão, há certas construções gramaticais que na minha opinião até o menino jesús pré-escolar reconheceria como nitidamente erradas..

E claro, o post só poderia terminar com a frase que termina..lolol =P =)

Abraçooo =)

p.s- estou do lado do Sr. xxxx..Mika Rula! =P

Rute disse...

MIKA N VALE UM CU!!!

Quanto aos erros gramaticais! Ainda pior que os escritos são os falados tipo: hades; estivestes! AHHHH, dão-me cabo dos nervos!

Rute disse...

MIKA N VALE UM CU!!!

Quanto aos erros gramaticais! Ainda pior que os escritos são os falados tipo: hades; estivestes! AHHHH, dão-me cabo dos nervos!

Sof disse...

E num relatório de uma auditoria alimentar, feito por uma engenheira ambiental e já enviado para o cliente um belo de um:

"deve de o ser"

?

Hein?

Sof disse...

E entretanto até me tinha escapado a sua citação, tal era a minha excitação para partilhar semelhante enre! Mas sim, o si-or xxxx canta mal, não alegra ninguém, cansa um hobbit qt mais a nossa beleza...and so-ione. Há dias avistei-o ao longe de auscultadores e pensei prós meus botões: "Ai Sufia que é desta cu miúdo aprendeu". E lá me aprocheguei de tamanha beleza rara, desnuda da cintura pra cima, corpo esbelto, rabixol bom como um brownie, resumindo: muinte fofe! Abriu a boca, emitiu uma tamanha salganhada que eu tive de matirar ao mareeeeee! Na 7ª ondaaaa!

Anónimo disse...

já não-se percebesse estes erros